Thórus Engenharia
4 dicas para você aprovar seus projetos de forma mais rápida

blog

4 dicas para você aprovar seus projetos de forma mais rápida

A aprovação dos projetos nos órgãos públicos, na maioria das vezes é um dos pontos mais críticos de um novo edifício, afinal, não podemos iniciar a obra sem ter os projetos aprovados.

E ainda, só podemos vender os apartamentos após a incorporação, que depende das aprovações na prefeitura, corpo de bombeiros e em alguns casos no setor de meio ambiente.

Por isso listamos 4 dicas para que você tenha seus projetos aprovados de forma mais rápida. Confira abaixo!

Faça um checklist com os pareceres passados

O checklist é a maneira mais simples para você não deixar nada para trás. Se pegar o histórico da análise dos projetos anteriores, você terá a forma mais prática de não repetir os mesmos problemas.

Caso seu histórico seja pequeno, faça um checklist com base na legislação. Acredite, em menos de uma hora você conseguirá fazer um ótimo checklist de qualquer legislação.

Comece pelas partes mais simples, por exemplo: em um projeto arquitetônico, faça uma lista dos itens necessários na implantação: nome da rua, norte, confrontantes, afastamento frontal, afastamentos laterais…

Alguns itens vão parecer desnecessários, e são exatamente esses que acabamos esquecendo. Quem nunca errou os dados do selo do projeto?

Envie somente os documentos necessários

Muitas vezes, pensando em ajudar o analista, mandamos tudo o que nós temos para que ele possa conhecer ao máximo o projeto. Algumas vezes isso pode atrapalhar, e ele vai acabar demorando mais para analisar.

E ainda, estamos em um país com muitas legislações. Um dos problemas que os analistas enfrentam é a insegurança jurídica, pois quanto mais documento ele tiver para analisar, maior serão as preocupações dele, o que pode acabar retardando seu projeto.

Ligue e pergunte como está a aprovação continuamente

Eu sei, ninguém quer ser o chato da história, e os analistas não podem passar seu projeto na frente dos outros. Porém sabemos que existe a tendência de fazer algo mais depressa com algum tipo de cobrança. Por isso é importante estar presente mostrando que você está preocupado com a aprovação do empreendimento.

O principal, seja educado e peça ajuda. Mesmo que inconscientemente, todos nós gostamos de nos sentir importante ao ser solicitado. Podemos ser importantes de duas formas: mostrando autoridade ou ajudando. Ao pedir ajuda, a chance do seu projeto ser analisado mais rapidamente é maior.

Quer aumentar ainda mais a chance de ser ajudado? De um motivo para quem você está pedindo ajuda. Robert Cialdini, autor do livro As armas da persuasão, citou um estudo dos anos 70, que mostra que simplesmente ao dar um motivo quando se pede ajuda, você aumenta de 60% para mais de 90% a chance de ser ajudado, mesmo que o motivo não faça sentido. Portanto se você pedir: “Você pode me ajudar com a análise deste projeto, por que preciso que seja aprovado”, já deve ajudar. Mas claro que um motivo plausível vai te ajudar ainda mais.

Peça para alguém que não trabalhou no projeto analisar

Se você já passou horas trabalhando em um projeto, e quando foi pegar ele impresso viu um erro que você não sabe como passou desapercebido, você não está sozinho. Ao mudar o ângulo de como olhamos algo, vamos perceber detalhes que não vimos antes.

Portanto se você tiver a oportunidade, peça ajuda para um colega revisar o projeto, muitas vezes passamos tanto tempo focados que acabamos não conseguindo ver as coisas mais obvias.

Envie a documentação completa para a aprovação dos projetos

“É só a primeira análise, vou mandar só uma cópia sem a assinatura do cliente”. A maioria das vezes agimos assim. Ao enviar a documentação completa você vai mostrar o comprometimento que você tem com o projeto, e o analista vai pensar duas vezes em dar um parecer por qualquer coisa menos importante.

Eu sei que muitas vezes nós não queremos incomodar o cliente de forma desnecessária para ficar coletando assinatura, ou queremos protocolar o mais rápido possível. Mas já pensou ter seu projeto aprovado na primeira análise? Todo mundo sai ganhando, e você não vai ter que ficar corrigindo o projeto e perdendo tempo com acompanhamento do órgão.

E você tem mais alguma dica para aprovar os projetos de forma mais rápida? Deixe nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Continue lendo:

Piso elevado, vale a pena?

Em prédios comerciais e outros empreendimentos que usam espaços físicos, é cada vez mais importante ter uma estrutura flexível. Sem isso, é difícil para o

Leia mais

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Se inscreva na nossa newsletter​

A cada duas semanas, um conteúdo exclusivo em seu e-mail