Case Kalin

Modelagem dos projetos Hidrossanitário,
Elétrico e Prevenção e Combate à Incêndio

O Desafio

Nosso desafio neste projeto foi ajudar a minimizar os problemas na execução das instalações elétricas, hidrossanitárias e de prevenção e combate a incêndio, faltando apenas uma semana para iniciar a fundação do empreendimento, sem afetar o cronograma da obra.

Os projetos já estavam prontos, feitos de maneira convencional. Recebemos todos os projetos em formato DWG e o projeto estrutural em formato IFC.

Afim de acelerar o processo de compatibilização, sugerimos a utilização da Ferramenta “Paper” do Dropbox, para gerir toda a comunicação e tomadas de decisão em relação ao projeto.

Ficha técnica

Tipologia Edifício residencial vertical
Área 7.534,85 m²
Nº de pavimentos 18 pavimentos
Prazo para conclusão 4 semanas
Nº de lojas 04
Nº de apartamentos 24

1ª Etapa

Modelagem

Utilizando o software Revit e contando com duas equipes de trabalho, uma da parte Elétrica e Comunicação e outra da parte Hidrossanitária e dos equipamentos de Prevenção e Combate a Incêndio, modelamos as instalações com maiores impactos, como dutos de ventilação, prumadas sanitárias, prumadas elétricas e painéis.

Ferramentas utilizadas

Dropbox Paper

Ferramenta para gestão de informação entre os participantes do projeto. Utilizamos para agilizar a comunicação entre projetistas e engenheiro de obras.

Autodesk Revit

Software de modelagem. Utilizamos para modelar em BIM todos os elementos das instalações.

Autodesk Navisworks

Software para compatibilização BIM. Utilizamos para verificar as interferências entre os projetos e as instalações.

2ª Etapa

Sugestão de melhorias e problemas que afetam a arquitetura

Durante a modelagem foram identificadas interferências, que tiveram soluções propostas e discutidas em tempo real através do Paper. Com a colaboração da equipe de engenharia da construtora para rápida tomada de decisão através do Paper, foi possível levar para uma reunião presencial apenas os itens de maior impacto.

O item de maior relevância foi o desvio da prumada elétrica. Devido ao grande consumo de material e da dificuldade de instalação, sugerimos um novo desvio que foi aprovado pela construtora.

O desvio, que no projeto original dava a volta pela garagem, agora passa por baixo da rampa de acesso. Esta solução foi possível devido ao modelo 3D conseguir mostrar que teríamos como executar a eletrocalha entre a rampa e as vigas de transição deste pavimento. Esta alteração gerou uma economia de aproximadamente R$ 15mil.

3ª Etapa

Liberação do Térreo para concretagem

Com o prazo da concretagem da laje do térreo se aproximando, este foi o primeiro pavimento a ser entregue detalhado. Procuramos deixar o menor número de furos na estrutura, mesmo com o nível de ligação do esgoto e da drenagem estando próximos ao nível da rua.

A furação foi aprovada pelo engenheiro estrutural e então demos sequência ao lançamento das instalações, detalhamentos e furações. Um desenho 3D de todo o térreo foi entregue para melhor visualização da passagem dos tubos e conferência na obra. Após a concretagem, demos sequência ao detalhamento dos outros pavimentos.

4ª Etapa

Compatibilização detalhada

As soluções das interferências entre projetos, como: as tubulações que estavam sobrepostas, furos nas vigas, tubulações que passavam por baixo das vigas, interferências entre a elétrica e hidráulica, prumadas de esgoto, prumadas de hidrantes, recalque, gás, água fria, projeto de piscina, dutos, ventokit, exaustão de aquecedores, foram detalhadas e previstas no projeto.

Com o modelagem concluída, foi marcada uma reunião com os instaladores da construtora que deram suas contribuições para melhorar o projeto, está etapa ajudou a comprometer a equipe de execução a seguir as soluções do projeto.

5ª Etapa

Planta de furação e detalhamento

Após as mudanças realizadas, o projeto pôde ser então detalhado completamente.

Foram entregues, plantas baixas e de forro das instalações, detalhes específicos de áreas especiais, caderno de detalhes geral dos ambientes hidráulicos, lista de materiais, revisão do memorial descritivo e planta de furação cotada dos elementos estruturais.

Plataforma Dalux BIM

Disponibilizamos a visualização das pranchas e do modelo 3D em qualquer lugar, até mesmo na obra através de celular ou tablet pelo aplicativo do Dalux.

Esta plataforma permite a rápida visualização dos elementos do projeto, esclarecendo situações que podem não ter sido detalhadas na obra.

Conclusão

Projetos de instalações mais precisos e detalhados comprometem a equipe de obra a acreditar neles, no Brasil existe uma cultura de as decisões sobre as instalações serem tomadas durante a obra, acreditamos que nosso principal papel é ajudar as construtoras e incorporadoras a trazer uma cultura de planejamento, mostrando que uma decisão tomada na fase de projeto custa muito menos do que uma decisão tomada em obra.